O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES) de outubro de 2025 aumentou em relação a setembro, impulsionado pelo retorno das expectativas otimistas dos industriais para os próximos 6 meses.
No mês, o ICEI-ES avançou 0,7 ponto frente a setembro, se aproximando da linha divisória de 50,0 pontos ao registrar 48,4 pontos. No entanto, o registro abaixo de 50,0 pontos mantém o indicativo de falta de confiança, ainda que de forma menos disseminada entre os industriais.
O crescimento do ICEI-ES pode ser explicado por um aumento no índice de expectativas, que voltou a apontar otimismo ao marcar 50,5 pontos ao avançar 0,9 ponto ante a setembro.
Por sua vez, o índice de condições atuais permaneceu abaixo da linha divisória em outubro. No mês, o indicador registrou 44,4 pontos (+0,3 ponto), mostrando que os empresários capixabas seguem insatisfeitos com a situação atual dos negócios.
Semelhante ao cenário do Espírito Santo, o ICEI do Brasil também avançou frente a setembro (+1,0 ponto) e manteve o indicativo de falta de confiança ao registrar 47,2 pontos.
O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.




































