Veja detalhes da nota técnica “ANEXO IAN CIDADE SAUDÁVEL 2020” lançada hoje
O Indicador do Ambiente de Negócios (IAN) é uma ferramenta em formato de portal já conhecida dos gestores públicos, empresários e da sociedade civil do Espírito Santo que cumpre a finalidade de dar subsídios às decisões estratégicas, na construção de políticas públicas e da alocação de novos negócios nos municípios capixabas.
Dentre os temas contemplados no IAN, a dimensão saúde mede a qualidade de vida da população tendo, portanto, uma associação direta com a capacidade produtiva dos trabalhadores. Em 2020 essa dimensão foi ampliada por meio do trabalho da equipe técnica do IAN que sistematizou um novo compêndio de indicadores em saúde com a finalidade de caracterizar de forma detalhada as condições de saúde nos municípios do Espírito Santo, resultando na construção do Anexo do IAN denominado Cidade Saudável.
A saúde é considerada de suma importância para o desenvolvimento sustentável de uma localidade tornando o ambiente viável para a implementação e expansão dos negócios. Por isso, é fundamental que os diversos segmentos da sociedade se envolvam na promoção de políticas e estratégias de melhoria da qualidade de vida da população. Da mesma forma, o direcionamento de investimentos no setor também pode ser um vetor de crescimento e de boas oportunidades econômicas.
A definição de cidade saudável adotada expressa um local onde os residentes, as empresas, as organizações e as autoridades locais trabalham juntos para garantir uma melhor qualidade de vida para todos. A construção do IAN Cidade Saudável foi fundamentada na análise de modelos internacionais como benchmarking para a definição dos seus eixos temáticos e para a composição da lista de indicadores.
O resultado final foi a seleção de 33 indicadores organizados em sete eixos temáticos, quem podem ser acessados clicando na figura abaixo:
O IAN Cidade Saudável foi construído a partir da reunião de indicadores selecionados de diferentes fontes em torno de um fio lógico que dialoga com a teoria mais moderna de entendimento da promoção da qualidade de vida em um local. Apesar das fontes de informação dos indicadores selecionados serem oficiais e públicas, o mérito do IAN Cidade Saudável é reunir em uma única plataforma esse conjunto de informações organizadas através dos eixos que permitem identificar essa abordagem multidimensional e integrada. Além disso, todos os indicadores são apresentados em nível municipal e em nível regional de saúde considerando os níveis de complexidade do atendimento de saúde.
A nota técnica Anexo IAN Cidade Saudável 2020 aborda a relevância do tema da saúde para o ambiente de negócios a partir da relação entre saúde e produtividade, para em seguida apresentar os benchmarks internacionais da proposta metodológica utilizada na construção do portal IAN Cidade Saudável. O documento também traz os resultados para cinco indicadores do IAN Cidade Saudável a fim de ilustrar as possibilidades de análise das condições que impactam a saúde nos municípios do Espírito Santo.
Todos esses atributos revelam o potencial do IAN Cidade Saudável para se tornar um farol para o direcionamento de ações preventivas e de promoção da saúde de curto, médio e longo prazo e também um instrumento estratégico para auxiliar os diversos segmentos da sociedade no diagnóstico e na tomada de decisões de impacto no bem-estar da população.