Para facilitar o monitoramento da Nova Indústria Brasil, o Observatório da Indústria – Findes lançou, neste sábado (09/11), durante o Meeting de Líderes Industriais 2024, em Pedra Azul, o Painel da Nova Indústria Brasil (NIB).
Com uma visualização dinâmica e estruturada da política, a finalidade do painel é retratar a NIB de maneira abrangente e simples, permitindo que usuário conheça o plano de ações desenhado pelo governo federal para viabilizar a neoindustrialização nacional. Futuramente, este painel poderá acompanhar os indicadores da NIB e integrar-se a políticas locais.
Lançada em janeiro de 2024, a NIB é uma política industrial que visa impulsionar a neoindustrialização do país, com foco em inovação e tecnologias digitais e na transição para uma economia de baixo carbono.
A NIB organiza-se em 6 missões, integradas com políticas públicas de educação, ciência e tecnologia e meio ambiente, para fortalecer a indústria nacional, diversificar exportações e combater a desindustrialização.
Instrumentos da NIB:
1️⃣ Financeiros: crédito especial, subsídios e incentivos
2️⃣ Ambiente de Negócios: desburocratização e infraestrutura
3️⃣ Compras Governamentais: incentivo à produção nacional
4️⃣ Específicos: medidas alinhadas às missões
Acesso aqui a divulgação do painel feito pela Findes: