No âmbito do Indústria 2035, a biotecnologia foi identificada como um setor portador de futuro para o Espírito Santo, com uma particularidade em relação aos demais setores que é o reconhecimento de uma grande riqueza do estado: a biodiversidade.
Uma das etapas cruciais deste projeto foi a realização do painel de especialistas, em maio deste ano, para a construção da Rota Estratégica de Biotecnologia. Nesta etapa, reunimos profissionais altamente qualificados como pesquisadores de universidades públicas e privadas, empresários, startups, técnicos do Governo e etc. A metodologia utilizada permitiu a elaboração nesta etapa de uma visão de futuro com a identificação de barreiras e de fatores críticos e, com isso, resultou na proposição de uma agenda convergente de ações para o desenvolvimento da biotecnologia no Espírito Santo.
Ao se aproximar do lançamento da Rota Estratégica para o Futuro da Indústria de Biotecnologia, que ocorrerá em dezembro, pode-se destacar que o diferencial do Espírito Santo nacionalmente e internacionalmente neste setor consiste no aproveitamento de forma sustentável da extraordinária biodiversidade em seu território, na Mata Atlântica, e ao longo de sua costa.
Assim, o maior potencial para inovação no estado está em aliar o desenvolvimento tecnológico à biodiversidade, por exemplo, por meio da produção de novos medicamentos a partir de espécies que são endêmicas da região, ou seja, que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. O futuro da indústria capixaba neste setor tem um diferencial competitivo imensurável quando se volta à transformação de sua riqueza natural em motor para o desenvolvimento econômico sustentável.
Considerando a importância das ações do momento presente para o que se planeja para o futuro do Espírito Santo de fato aconteça, o Ideies produziu um artigo para apresentação do estado, de seu ecossistema de inovação e do potencial de geração de riqueza a partir de sua biodiversidade. Esse artigo será divulgado também no Web Summit 2019, a maior conferência de tecnologia da Europa que será realizada em Portugal no dia 04 de novembro. O evento contará com a participação de representantes da Federação da Indústrias do Espírito Santo, de uma empresa capixaba participante do painel de especialistas da Rota Estratégica de Biotecnologia, e também com outros atores chave do Governo estadual.