Pesquisa de investimentos na Indústria Capixaba indica que 72% das empresas pesquisadas planejam investir em 2021

Investimentos em 2020

A pesquisa Investimentos na Indústria Capixaba 2020/2021 mostrou que 54% dos industriais pesquisados realizaram algum tipo de investimento em 2020, ano marcado pela pandemia da Covid-19, atingindo a menor taxa desde o início da pesquisa (2010).

Dentre os empresários que investiram no ano de 2020, 59% relataram que o investimento ocorreu conforme planejado, maior percentual desde 2010. Por outro lado, a frustração (realização parcial, adiamento ou cancelamento) dos planos de investimento ocorreu com 38% dos respondentes que investiram no ano. O principal motivo apontado foi a reavaliação quanto ao mercado doméstico de seus produtos, assinalada por 43% dos industriais que responderam a pesquisa e tiveram os investimentos frustrados.

73% dos investimentos realizados pelas empresas pesquisadas foram financiados por recursos próprios e 12% por bancos oficiais de desenvolvimento. A aquisição de máquinas e equipamentos foi o principal investimento efetivado em 2020, realizado por 81% dos respondentes que investiram.

Investimentos em 2021 (Intenção)

Entre as empresas pesquisadas, 72% afirmaram que pretendem investir em 2021, percentual 9 pontos percentuais inferior à intenção de investimento de 2020, que era de 81%. Dentre as empresas pesquisadas, 28% não pretendem investir em 2021, entre elas, 42% relatou que há necessidade de investir, porém a empresa não conseguirá investir em 2021.

65% dos empresários que responderam que planejam investir em 2021 almejam investir em atividades inovativas, que compreendem melhoria do processo produtivo atual, introdução de novos processos produtivos e introdução de novos produtos. Este foi o maior percentual desde 2015. A melhora do processo produtivo é o principal objetivo dos planos de investimento para 2021, apontado por 49% das empresas pesquisadas que pretendem investir. Esse percentual aumentou em 13 p.p. em relação ao planejado para 2020.

Em relação à natureza dos investimentos previstos, 59% das empresas pesquisadas que pretendem investir em 2021 devem investir na aquisição de máquinas novas e 47% na manutenção de suas máquinas e equipamentos. Construção ou melhoria nas instalações (41%), melhoria da gestão de negócios (35%) e capacitação de pessoal (27%) completam a lista dos cinco principais investimentos para 2021.

Marília Silva - Gerente Executiva
Economista, Doutora pela FGV-SP e Mestre pela UFRGS, com experiência em pesquisa econômica e atuação no Ideies desde 2017. Lidera o Observatório da Indústria da Findes, referência em inteligência analítica e desenvolvimento industrial no Espírito Santo.

Isso vai fechar em 0 segundos

Carolina Ferreira - Gerente de Estudos Estratégicos
Internacionalista, Mestre em Economia pela UFES e especialista em Gerenciamento de Projetos. Experiência em comércio internacional e avaliação de políticas públicas.

Isso vai fechar em 0 segundos

Nathan Marques Diirr - Gerente de Ambiente de Negócios
Economista, mestrando em Economia pela UFES, com interesses em regulação, petróleo e gás, infraestrutura e ambiente de negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos

Suiani Febroni - Gerente de Inteligência de Dados e Pesquisas
Economista, Mestre pela Unicamp, com mais de 10 anos de experiência em dados, indicadores complexos, avaliação de impacto e estudos sobre mercado de trabalho, educação e saúde.

Isso vai fechar em 0 segundos

Mayara Bertolani - Coordenadora de Projetos e Operações
Economista, Mestre pela UFES, cursando MBA em Gestão de Projetos. Experiência em gestão de projetos, planejamento orçamentário, compras e análise econômica.

Isso vai fechar em 0 segundos

Balmore Alírio Cruz Aguiar - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista, mestre e doutorando em Economia pela Unicamp, com experiência em economia industrial, aplicada, desenvolvimento regional, conjuntura econômica e mercado de crédito.

Isso vai fechar em 0 segundos

Bruno Novais - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Economista e mestrando em Economia pela UFES, com experiência em pesquisas primárias e estudos econômicos e conjunturais.

Isso vai fechar em 0 segundos

Flaviana Santos - Analista Administrativo Pleno
Administradora, com experiência em secretariado, comunicação, mídias digitais e pesquisas. Responsável por compras, tarefas administrativas, controle patrimonial e apoio à comunicação.

Isso vai fechar em 0 segundos

Grazielly Rocha - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista pela UFES, com experiência em manipulação de dados, modelagem e indicadores de educação.

Isso vai fechar em 0 segundos

Isabela Passoni Bucher - Cargo/Função
Mestranda em Economia na UFES, Bacharel em Economia Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Isso vai fechar em 0 segundos

Neuzilene Lima Costa - Analista de Projetos JR
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Isso vai fechar em 0 segundos