O IBGE divulgou, em novembro, a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional referente a setembro de 2025.
A produção da industrial capixaba cresceu 19,2% em setembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, sendo o local que mais cresceu entre os 18 pesquisados pelo IBGE. O resultado da indústria capixaba superou o desempenho da indústria nacional, que avançou 2,0% no período. Além disso, a indústria capixaba registrou o quinto mês consecutivo de avanços de dois dígitos.
Gráfico – Variação (%) da produção física industrial nos estados pesquisados | Setembro de 2025
Base de comparação: mês contra o mesmo mês do ano anterior
Fonte: PIM-PF/IBGE | Elaboração: Observatório Findes.
O crescimento de 19,2% da indústria capixaba foi impulsionado pelo resultado positivo da indústria extrativa (29,9%), ao passo que a indústria de transformação apresentou queda de 1,7% nesta base de comparação.
O avanço da indústria extrativa foi impulsionado pelo aumento nas produções de minério de ferro pelotizado, petróleo e gás natural. Embora o IBGE não forneça as variações desses produtos, pelos dados da ANP é possível observar que a produção de petróleo no Espírito Santo registrou um avanço de 50,4% em setembro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2024. Já a produção de gás natural ampliou 89,1% nesta análise interanual.
Por sua vez, a indústria de transformação apresentou queda na comparação interanual, com um recuo de 1,7%. Esse resultado foi influenciado pelo comportamento negativo de 3 das 4 atividades pesquisadas. A metalurgia, a fabricação de produtos alimentícios e a fabricação de produtos de minerais não-metálicos registraram, respectivamente, queda de -4,9%, -1,7% e -0,5%. Apenas a fabricação de celulose, papel e produtos de papel apresentou comportamento positivo, com aumento de 6,3% em setembro de 2025 frente ao mesmo período do ano passado.
Nas demais bases de comparação, a produção industrial do Espírito Santo também assinalou taxas positivas. Na passagem de agosto para setembro, na série com ajuste sazonal, a produção física da indústria do Espírito Santo cresceu 4,6%. No acumulado de janeiro a setembro de 2025, o avanço da indústria capixaba foi de 7,5% e no acumulado em 12 meses até setembro o crescimento foi de 4,0%.
Nota: A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF Regional) referente a setembro foi divulgada na terça-feira, 11 de novembro de 2025, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 29 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.




































