O IBGE divulgou, em julho, a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional referente a maio de 2025.
A produção industrial capixaba registrou um crescimento de 23,9% em maio de 2025 quando comparada com o mesmo mês do ano passado. Este foi o segundo melhor desempenho entre os locais pesquisados pelo IBGE, atrás apenas do Rio Grande do Sul (+29,1%). O resultado da indústria capixaba ficou acima do registrado para o setor nacional, que registrou variação de 3,3% na comparação interanual.
Gráfico – Variação (%) da produção física industrial dos locais pesquisados | Maio de 2025
Base de comparação: mês contra mês do ano anterior

Fonte: PIM-PF/IBGE | Elaboração: Observatório Findes.
O avanço de 23,9% da indústria capixaba foi impulsionado pelos resultados positivos da indústria extrativa (+35,9%) e da indústria de transformação (+4,1%).
Para a indústria extrativa, o IBGE indicou que o crescimento da atividade foi influenciado pelos aumentos nas produções de minério de ferro pelotizado, de petróleo e de gás natural. Ademais, de acordo com as informações monitoradas e divulgadas pela ANP, a produção de petróleo no Espírito Santo cresceu 13,2% em maio de 2025, quando comparado com o mesmo mês de 2024. Já a produção média de gás natural no Espírito Santo aumentou 27,2% nesta análise interanual.
Por sua vez, a expansão da indústria de transformação capixaba (+4,1%) foi impulsionada pelo desempenho favorável das atividades de metalurgia (+13,2%), fabricação de celulose, papel e produtos de papel (+2,4%) e produtos de minerais não-metálicos (+1,0%) contribuíram positivamente para o avanço de 4,1% da indústria de transformação capixaba. Apenas a fabricação de produtos alimentícios (-7,9%) recuou em maio de 2025, quando comparado como resultado de maio de 2024.
Nas demais bases de comparação, os resultados da produção industrial do Espírito Santo para o mês de maio foram positivos na variação mensal e no acumulado de janeiro a maio de 2025. Na passagem de abril para maio, na série com ajuste sazonal, a produção física da indústria do Espírito Santo expandiu 16,2%.
No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, em comparação com igual período de 2024, a indústria capixaba registrou aumento de 0,3%, a primeira variação positiva nesta base de comparação em 2025. Este resultado foi positivamente influenciado tanto pela indústria extrativa (+0,2%), quanto pela indústria de transformação (+0,7%).
Já no acumulado em 12 meses até abril, a indústria capixaba registrou queda de 2,8%, influenciada pelo recuo de 4,7% na indústria extrativa, ao passo que a indústria de transformação registrou aumento de 1,0%.
Nota: A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF Regional) referente a abril foi divulgada na quarta-feira, 11 de junho de 2025, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 29 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.