A pesquisa Sondagem Industrial do Espírito Santo mostrou aquecimento da produção nas indústrias capixabas em julho de 2025. Em relação a junho, os indicadores de volume de produção e número de empregados avançaram, apresentando registros acima da linha divisória de 50,0 pontos (que separa contração de expansão), evidenciando o cenário.
O índice de volume de produção se destacou ao passar de 46,7 pontos em junho para 53,6 pontos em julho, um aumento de 6,9 pontos. O índice de número de empregados migrou de 49,8 para 50,7 pontos, um crescimento de 0,9 ponto.
Além disso, o índice de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) reforçou o indicativo de aumento na produção ao subir 1,0 ponto percentual, alcançando 73%, mostrando uma menor ociosidade das indústrias.
Em linha com o aumento da produção, os estoques de produtos também cresceram (+1,6 ponto), marcando 51,8 pontos. Por sua vez, o recuo no índice de estoques efetivo em relação ao planejado (-1,4 ponto) e registro abaixo de 50,0 pontos (47,6 pontos) mostra que os estoques ficaram aquém do esperado pelos industriais.
Expectativas
Em agosto de 2025, três dos quatro indicadores de expectativas permaneceram acima de 50,0 pontos, indicando otimismo dos industriais capixabas para os próximos 6 meses.
A perspectiva para compras de matéria-prima se destacou, ao avançar 0,7 ponto e atingir 53,4 pontos. As expectativas para número de empregados ficaram estáveis em 51,5 pontos, enquanto a demanda por produto recuou 2,2 pontos, mantendo o indicativo de otimismo, ainda que mais moderado, ao registrar 53,0 pontos.
Já o índice de quantidade exportada caiu de 52,8 para 49,1 pontos, mostrando uma mudança de perspectiva dos industriais, de otimismo para pessimismo.
Por fim, os industriais demonstram menor propensão em investir no futuro próximo. Em relação a julho, o índice de intenção de investimento caiu 1,1 ponto, marcando 61,6 pontos (nesse indicador, quanto maior o valor registrado, maior a intenção de investir – não há linha divisória).
A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.