No 3º trimestre de 2025, a pesquisa Sondagem Industrial apontou que os industriais capixabas continuaram satisfeitos com as condições financeiras de suas empresas. O índice de satisfação com a situação financeira se manteve estável em relação ao trimestre anterior, registrando 53,5 pontos (+0,3 ponto). Registros acima de 50,0 pontos indicam satisfação.
Por outro lado, os empresários mostraram leve aumento na insatisfação com a margem de lucro operacional. O índice caiu 0,9 ponto, alcançando 47,3 pontos, mantendo o indicativo de insatisfação.
A dificuldade de acesso ao crédito, por sua vez, diminuiu. O índice de facilidade de acesso ao crédito avançou 3,4 pontos, chegando a 47,0 pontos, o maior registro desde o 1º trimestre de 2024. No entanto, ao se manter abaixo de 50,0 pontos, indica a persistência do desafio, ainda que de forma menos disseminada.
Entre os principais desafios enfrentados pela indústria capixaba, a elevada carga tributária permaneceu na liderança do ranking, mencionada por 38,0% dos industriais. Na sequência, ocuparam, respectivamente, a 2ª e 3ª posição, a falta ou alto custo de trabalhador qualificado (32,0%) e a competição desleal (28,0%).
Análise mensal
Em setembro de 2025, a indústria capixaba apresentou melhora na produção e no emprego, segundo a Sondagem Industrial.
No período, o índice de volume de produção aumentou 1,4 ponto, alcançando 49,8 pontos, enquanto o índice de número de empregados avançou 2,3 pontos, registrando 49,9 pontos, ambos próximos da linha divisória de 50,0 pontos, que separa expansão de contração.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também cresceu, passando de 73,0% para 74,0%, sugerindo redução da ociosidade das indústrias.
No que se refere aos estoques, o índice de estoques em relação ao planejado marcou 50,4 pontos, indicando alinhamento entre o volume de estoques e o esperado pelos industriais. Já o índice de evolução dos estoques ficou em 52,3 pontos, apontando acumulação de forma menos disseminada entre as empresas.
Expectativas
Em outubro de 2025, as expectativas dos industriais avançaram em todos os indicadores e todos os índices permaneceram acima de 50,0 pontos, apontando aumento do otimismo dos empresários para os próximos seis meses.
O índice de expectativa para quantidade exportada foi o destaque do período, com crescimento de 7,9 pontos, alcançando 54,2 pontos, o maior registro desde junho de 2025.
A intenção de investimento também aumentou, passando de 58,3 pontos em setembro para 60,1 pontos em outubro no indicador, um avanço de 1,8 ponto (nesse indicador, quanto maior o valor registrado, maior a intenção de investir – não há linha divisória).
Acesse a nota completa aqui.
A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.




































