Em julho de 2024, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES) recuou 1,7 ponto em relação junho e registrou 51,0 pontos. Com esse recuo, o ICEI atinge o menor valor do ano, no entanto, o índice inicia o segundo semestre de 2024 indicando confiança dos industriais capixabas ao se manter acima da linha divisória dos 50 pontos.
Os dois componentes do ICEI-ES caíram em julho. O indicador de expectativas para os próximos seis meses recuou 1,8 ponto entre junho e julho de 2024. Apesar do recuo, o índice revela otimismo dos industriais ao marcar 53,9 pontos. No mesmo período, o índice de condições atuais caiu 1,3 ponto e registrou 45,3 pontos, mostrando que a percepção dos empresários capixabas quanto às condições de negócios pioraram. Em ambos os casos, a avaliação quanto a economia brasileira afetou, em maior grau, a queda dos indicadores em julho de 2024.
Também em seu mais baixo patamar de 2024, o ICEI do Brasil, passou de 51,4 para 50,1 pontos entre junho e julho, indicando uma transição de um estado de confiança para um estado neutro.
O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.
Clique aqui para baixar o anuário do Petróleo 2024.