Nesta quinta-feira (12/12) foram conhecidos os resultados do Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo, o IAE-Findes, calculados pelo Observatório Findes, referentes ao 3º trimestre de 2024.
A atividade econômica do Espírito Santo, estimada pelo IAE-Findes, registrou um crescimento de 3,4% no acumulado do ano até o 3º trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse resultado, o crescimento econômico do estado superou o PIB nacional, que avançou 3,3% no período.
O desempenho positivo da economia capixaba no período foi influenciado pelos avanços em todas as atividades: indústria (3,1%) serviços (3,2%) e agropecuária (8,3%).
Entre as atividades industriais, todas apresentaram resultados positivos entre janeiro e setembro de 2024. O principal destaque registrado foi o setor de energia e saneamento, que expandiu 16,0%, devido ao maior consumo de energia elétrica, influenciado por temperaturas mais elevadas e alta demanda industrial.
A indústria extrativa também registrou um avanço de 2,6% no período, impulsionado pela elevação de 14,3% na atividade de pelotização do minério de ferro. Já a indústria da construção cresceu 2,7%, enquanto a indústria de transformação teve uma expansão mais moderada, de 0,8%.
O setor de serviços registrou um crescimento de 3,2% nos nove primeiros meses do ano, impulsionado por taxas positivas em todas as suas atividades: comércio (1,9%), transporte (11,0%) e demais atividades de serviços (2,8%). A atividade de transportes foi o destaque devido ao desempenho dos agrosserviços, especialmente aqueles relacionados com à colheita do café, além da maior movimentação de cargas no estado.
Em relação à agropecuária, o crescimento de 8,3% foi estimulado pelos avanços de 7,8% na agricultura e de 11,0% na pecuária, ambos calculados sobre o acumulado do ano até o terceiro trimestre de 2024. A agricultura foi positivamente influenciada pela maior produção de café (arábica e conilon). Vale ressaltar que o ano de 2024 é marcado pela bienalidade positiva da lavoura do café, em que há maior produtividade na colheita do produto. Já a pecuária foi positivamente influenciada pela maior produção de leite, suínos, bovinos e as atividades relacionadas à produção de aves e ovos.
Demais bases de comparação do resultado do IAE-Findes do 2º trimestre de 2024:
- Em relação ao 2º trimestre de 2024, a economia do Espírito Santo registrou crescimento de 1,5%.
- Em relação ao 3º trimestre de 2023, a atividade econômica do estado avançou 3,2%.
- Na taxa acumulada em 4 trimestres, a economia capixaba registrou aumento de 4,2%.
Confira os resultados setoriais mais detalhados acessando a íntegra do Relatório do IAE-Findes.
Veja também os resultados do IAE-Findes no Painel de Economia do Observatório Findes.
E baixe os dados do IAE-Findes clicando aqui.