Nessa edição do Educação em Foco, exploramos os principais resultados do Ideb de 2023, analisando aspectos que envolvem a aprendizagem e o fluxo escolar, com ênfase no cenário educacional capixaba.
Em agosto de 2024, o MEC e o Inep divulgaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2023, indicador que avalia a qualidade da educação básica no Brasil. Os resultados de 2023 oferecem uma visão sobre a recuperação educacional, especialmente após os impactos da Covid-19 observados no Ideb de 2021, mostrando como as redes escolares têm enfrentado desafios e buscado superar os níveis anteriores à pandemia.
Em relação ao Espírito Santo, os resultados apontam que, em 2023, o estado conseguiu manter ou registrar um pequeno aumento no Ideb em comparação ao período pré-pandemia. Nesta edição do Ideb, o estado superou a média nacional em todas as etapas de ensino, obtendo 6,3 pontos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 5,3 nos anos finais do Ensino Fundamental e 4,8 no Ensino Médio, alcançando boas posições em comparação a outros estados do país.
Esses resultados são decorrentes do bom desempenho dos componentes do Ideb: a taxa de aprovação e a proficiência dos alunos em matemática e língua portuguesa no Saeb. Nesse sentido, em 2023, o Espírito Santo alcançou taxas de aprovação de 97,5% nos anos iniciais, 94,8% nos anos finais do Ensino Fundamental e 95,5% no Ensino Médio, o que sinaliza uma evolução ao longo da última década. Além disso, embora o desempenho dos alunos capixabas ainda não tenha retornado aos níveis pré-pandemia, o estado manteve níveis de proficiência superiores às médias nacionais nas três etapas escolares.
Os avanços indicados por esses resultados educacionais refletem aspectos extraescolares e intraescolares que determinam seus rumos. No Espírito Santo e em outros estados que se destacam no Ideb, esses progressos têm sido acompanhados por iniciativas focadas no fortalecimento da gestão escolar, na garantia da permanência escolar e no melhor desempenho dos estudantes.
Ficou interessado e quer aprofundar seus conhecimentos sobre os resultados do Ideb 2023? Convidamos você a ler essa edição do Educação em Foco.
Acesse aqui a edição na íntegra.
Boa leitura!