Em dezembro de 2024, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (ICEI-ES) registrou 50,8 pontos, com uma queda de 3,9 pontos em relação a novembro. Embora ainda acima da linha divisória de 50,0 pontos, que indica confiança, o recuo evidencia uma confiança menos disseminada entre os industriais capixabas neste final de ano.
A queda no ICEI-ES reflete tanto uma redução no otimismo quanto na satisfação dos empresários com as condições atuais de seus negócios.
No que se refere às perspectivas para os próximos 6 meses, o índice de expectativas manteve a indicação de otimismo ao registrar 52,6 pontos. Apesar disso, o recuo de 3,9 pontos frente a novembro revela um otimismo mais moderado entre os industriais.
Por sua vez, o índice de condições atuais passou de 51,2 pontos em novembro para 47,2 pontos em dezembro, uma queda de 4,0 pontos, voltando a indicar insatisfação ao se situar abaixo da linha divisória de 50,0 pontos.
Quanto ao cenário nacional, o ICEI do Brasil recuou 2,5 pontos entre novembro e dezembro, atingindo 50,1 pontos. Embora ainda se mantenha acima da linha divisória de 50,0 pontos, a retração, aliada ao registro próximo dessa linha, indica um enfraquecimento na confiança dos industriais brasileiros neste encerramento de ano.
O ICEI é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.