Indústria capixaba cresceu 0,3% de janeiro a outubro de 2024

A produção industrial do Espírito Santo cresceu no acumulado do ano até outubro, com resultados positivos no comércio exterior e no mercado de trabalho.

 Clique aqui para acessar a edição do Boletim da Indústria Capixaba de dezembro e conferir as análises econômicas na íntegra.

A produção industrial do Espírito Santo cresceu 0,3% no acumulado de janeiro a outubro de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho reflete o crescimento de 1,9% na indústria de transformação, impulsionado pelo aumento na produção de metalurgia e alimentos, enquanto a indústria extrativa registrou queda de 0,5%, devido à menor produção de petróleo e gás natural no período. Por outro lado, a produção de minério de ferro pelotizado contribuiu positivamente para a indústria extrativa.

Quanto ao comércio exterior, as exportações do setor industrial capixaba totalizaram US$ 7,1 bilhões de janeiro a outubro, registrando um aumento de 0,9% em valor e 8,3% em volume na comparação com o mesmo período de 2023. Entre os principais produtos exportados pelo estado destacam-se petróleo e minério de ferro pelotizado.

Até outubro de 2024, os preços internacionais de commodities apresentaram retração em diversos segmentos. As cotações do petróleo tipo Brent e tipo WTI recuaram 2,1% e 2,4%, respectivamente, enquanto o preço do minério de ferro caiu 5,5% e o do aço contraiu 14,2%. Esses resultados impactaram o valor das exportações do Espírito Santo.

Já as importações de produtos industriais pelo estado somaram US$ 12,0 bilhões, representando um crescimento de 57,4%, impulsionado pelo aumento das importações de veículos elétricos e os equipamentos de transporte, especialmente as aeronaves.

Na análise dos preços da economia brasileira, a inflação acumulada em 12 meses até novembro na Grande Vitória registrou alta de 4,32%, abaixo da inflação nacional (4,87%). O IPCA do país ultrapassou o teto da meta de inflação para 2024 (4,5%), refletindo as pressões dos preços da energia elétrica e dos alimentos.

No mercado de trabalho, o setor industrial foi responsável pela geração de 14,7 mil novas vagas de emprego formal até outubro. Essa edição também trouxe um box abordando os dados da Pesquisa Nacional de Domicílios (Pnad/IBGE) referente ao 3º trimestre de 2024. O Espírito Santo atingiu uma taxa de desocupação de 4,1%, a menor registrada desde o início da pesquisa, em 2012. O indicador, que mede o desemprego no estado, caiu 1,5 ponto percentual frente ao mesmo trimestre de 2023, sendo classificado como o menor da região Sudeste e o 6º menor entre os estados brasileiros no 3º trimestre de 2024.

Em dezembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou para 50,8 pontos no Espírito Santo, enquanto o índice nacional caiu para 50,1 pontos. O nível de confiança dos empresários industrias capixaba ficou ligeiramente acima da média do país, refletindo um cenário de confiança menos disseminada. Ambos os resultados demostram uma cautela dos empresários diante das condições econômicas atuais e das expectativas para os próximos meses.

Confira aqui a edição mais recente do BIC.

 

Marília Silva - Gerente Executiva
Economista, Doutora pela FGV-SP e Mestre pela UFRGS, com experiência em pesquisa econômica e atuação no Ideies desde 2017. Lidera o Observatório da Indústria da Findes, referência em inteligência analítica e desenvolvimento industrial no Espírito Santo.

Isso vai fechar em 0 segundos

Carolina Ferreira - Gerente de Estudos Estratégicos
Internacionalista, Mestre em Economia pela UFES e especialista em Gerenciamento de Projetos. Experiência em comércio internacional e avaliação de políticas públicas.

Isso vai fechar em 0 segundos

Nathan Marques Diirr - Gerente de Ambiente de Negócios
Economista, mestrando em Economia pela UFES, com interesses em regulação, petróleo e gás, infraestrutura e ambiente de negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos

Suiani Febroni - Gerente de Inteligência de Dados e Pesquisas
Economista, Mestre pela Unicamp, com mais de 10 anos de experiência em dados, indicadores complexos, avaliação de impacto e estudos sobre mercado de trabalho, educação e saúde.

Isso vai fechar em 0 segundos

Mayara Bertolani - Coordenadora de Projetos e Operações
Economista, Mestre pela UFES, cursando MBA em Gestão de Projetos. Experiência em gestão de projetos, planejamento orçamentário, compras e análise econômica.

Isso vai fechar em 0 segundos

Balmore Alírio Cruz Aguiar - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista, mestre e doutorando em Economia pela Unicamp, com experiência em economia industrial, aplicada, desenvolvimento regional, conjuntura econômica e mercado de crédito.

Isso vai fechar em 0 segundos

Bruno Novais - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Economista e mestrando em Economia pela UFES, com experiência em pesquisas primárias e estudos econômicos e conjunturais.

Isso vai fechar em 0 segundos

Flaviana Santos - Analista Administrativo Pleno
Administradora, com experiência em secretariado, comunicação, mídias digitais e pesquisas. Responsável por compras, tarefas administrativas, controle patrimonial e apoio à comunicação.

Isso vai fechar em 0 segundos

Grazielly Rocha - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista pela UFES, com experiência em manipulação de dados, modelagem e indicadores de educação.

Isso vai fechar em 0 segundos

Isabela Passoni Bucher - Cargo/Função
Mestranda em Economia na UFES, Bacharel em Economia Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Isso vai fechar em 0 segundos

Neuzilene Lima Costa - Analista de Projetos JR
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Isso vai fechar em 0 segundos

Ingred Meira - Analista de Projetos Pleno
Administradora pela UVV, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FGV, com experiência em organização de projetos de pesquisa, análise de dados, controle orçamentário, compras e eventos.

Isso vai fechar em 0 segundos

Jane Machado - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Administradora formada pela Faesa, com experiência em marketing de produtos, atendimento ao consumidor, pesquisa primária e estudos setoriais.

Isso vai fechar em 0 segundos

João Vitor Soares - Estagiário de Nível Superior
Estudante de Economia pela UFES, com experiência em pesquisas de conjuntura, monitoria em Contabilidade Social e atuação em análise de dados conjunturais.

Isso vai fechar em 0 segundos