Mulheres na Tecnologia: Trajetórias educacionais e desafios

Nessa edição do Educação em Foco, exploramos as trajetórias e desafios enfrentados pelas mulheres na tecnologia, do processo educacional à inserção no mercado de trabalho, com um olhar especial sobre o panorama brasileiro.

Estudo da Unesco (2024) aponta que, no mundo, as mulheres representam atualmente apenas 35% dos graduados nas ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e somente um quarto dos empregados nessa área.

No Brasil, o cenário é semelhante. Segundo dados do Censo da Educação Superior, em 2022, apesar das mulheres representarem 57,5% das matrículas no ensino superior do país, eram minoria nos cursos relacionados à STEM, especialmente nas áreas de computação e tecnologia da informação (TIC) (18%) e engenharia, produção e construção (32%). Além disso, segundo dados da RAIS, em 2022 a participação feminina nas ocupações da STEM era de 27%.

Esses resultados podem ser associados aos diferentes estímulos recebidos durante o processo de aprendizagem e à pouca representação feminina em áreas voltadas para as ciências exatas. A OCDE (2023) ressalta que, desde a fase escolar, as meninas tendem a se sentir mais ansiosas e menos habilidosas para realizar atividades de matemática e ciências, o que afeta seu desempenho nessas competências, suas decisões educacionais e sua atuação futura no mercado de trabalho.

Levando em conta o rápido avanço das tecnologias e elevada demanda de profissionais da STEM, é importante estimular desde cedo o interesse de meninas nessa área e a qualificação e inserção das mulheres nas profissões científicas e tecnológicas. Para isso, é necessário a implementação de iniciativas que busquem mitigar os desequilíbrios de gênero e assegurar para a população feminina formações mais condizentes com o futuro do mercado de trabalho.

Além dos benefícios individuais em termos de oportunidades profissionais, a inserção das mulheres na comunidade tecnológica beneficia coletivamente a sociedade ao contribuir para o desenvolvimento de tecnologias com menor viés de gênero e para o avanço científico e da capacidade de inovação do país.

Ficou interessado e quer aprofundar seus conhecimentos sobre o tema? Convidamos você a ler essa edição do Educação em Foco e explorar conosco algumas perspectivas sobre a inserção das mulheres na tecnologia.

Leia esta edição do Educação em Foco clicando aqui.

Boa leitura!

Marília Silva - Gerente Executiva
Economista, Doutora pela FGV-SP e Mestre pela UFRGS, com experiência em pesquisa econômica e atuação no Ideies desde 2017. Lidera o Observatório da Indústria da Findes, referência em inteligência analítica e desenvolvimento industrial no Espírito Santo.

Isso vai fechar em 0 segundos

Carolina Ferreira - Gerente de Estudos Estratégicos
Internacionalista, Mestre em Economia pela UFES e especialista em Gerenciamento de Projetos. Experiência em comércio internacional e avaliação de políticas públicas.

Isso vai fechar em 0 segundos

Nathan Marques Diirr - Gerente de Ambiente de Negócios
Economista, mestrando em Economia pela UFES, com interesses em regulação, petróleo e gás, infraestrutura e ambiente de negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos

Suiani Febroni - Gerente de Inteligência de Dados e Pesquisas
Economista, Mestre pela Unicamp, com mais de 10 anos de experiência em dados, indicadores complexos, avaliação de impacto e estudos sobre mercado de trabalho, educação e saúde.

Isso vai fechar em 0 segundos

Mayara Bertolani - Coordenadora de Projetos e Operações
Economista, Mestre pela UFES, cursando MBA em Gestão de Projetos. Experiência em gestão de projetos, planejamento orçamentário, compras e análise econômica.

Isso vai fechar em 0 segundos

Balmore Alírio Cruz Aguiar - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista, mestre e doutorando em Economia pela Unicamp, com experiência em economia industrial, aplicada, desenvolvimento regional, conjuntura econômica e mercado de crédito.

Isso vai fechar em 0 segundos

Bruno Novais - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Economista e mestrando em Economia pela UFES, com experiência em pesquisas primárias e estudos econômicos e conjunturais.

Isso vai fechar em 0 segundos

Flaviana Santos - Analista Administrativo Pleno
Administradora, com experiência em secretariado, comunicação, mídias digitais e pesquisas. Responsável por compras, tarefas administrativas, controle patrimonial e apoio à comunicação.

Isso vai fechar em 0 segundos

Grazielly Rocha - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista pela UFES, com experiência em manipulação de dados, modelagem e indicadores de educação.

Isso vai fechar em 0 segundos

Isabela Passoni Bucher - Cargo/Função
Mestranda em Economia na UFES, Bacharel em Economia Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Isso vai fechar em 0 segundos

Neuzilene Lima Costa - Analista de Projetos JR
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Isso vai fechar em 0 segundos

Ingred Meira - Analista de Projetos Pleno
Administradora pela UVV, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FGV, com experiência em organização de projetos de pesquisa, análise de dados, controle orçamentário, compras e eventos.

Isso vai fechar em 0 segundos

Jane Machado - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Administradora formada pela Faesa, com experiência em marketing de produtos, atendimento ao consumidor, pesquisa primária e estudos setoriais.

Isso vai fechar em 0 segundos

João Vitor Soares - Estagiário de Nível Superior
Estudante de Economia pela UFES, com experiência em pesquisas de conjuntura, monitoria em Contabilidade Social e atuação em análise de dados conjunturais.

Isso vai fechar em 0 segundos