A Pesquisa Sondagem Indústria da Construção do Espírito Santo de fevereiro de 2025 indicou expansão do emprego nas indústrias capixabas do setor e estabilidade na atividade industrial.
Entre janeiro e fevereiro, o índice de número de empregados passou de 48,6 para 52,8 pontos, um aumento de 4,2 pontos. Ao avançar e ultrapassar a linha divisória de 50,0 pontos, o indicador mostrou crescimento do emprego no período.
Já o índice de nível de atividade se manteve estável ao registrar 47,5 pontos, um aumento de 0,2 ponto em relação a janeiro. No entanto, por permanecer abaixo da linha divisória de 50,0 pontos, o registro indica a continuidade da retração na atividade industrial.
Além disso, a utilização da capacidade instalada (UCO) recuou no período, passando de 73% em janeiro para 67% em fevereiro, reforçando o quadro de desaquecimento do setor.
Expectativas
Em março de 2025, os industriais capixabas da construção demonstraram expectativas ainda mais otimistas em relação às atividades do setor nos próximos 6 meses.
O índice de expectativas para o nível de atividade subiu 0,7 ponto em relação a fevereiro, atingindo 53,3 pontos. O registro acima da linha divisória de 50,0 pontos, que indica expansão, evidencia o cenário de otimismo para esse indicador.
Por outro lado, embora também situados na zona que aponta otimismo (acima de 50,0 pontos), os índices de expectativas para compras de insumos e matérias-primas e para o emprego recuaram, apontando um otimismo mais moderado em relação a esses indicadores para o futuro próximo. O de compras de insumos e matérias-primas caiu 3,0 pontos, marcando 51,1 pontos, enquanto o de número de empregados registrou 52,3 pontos, um recuo de 3,3 pontos ante ao mês anterior.
Por fim, os industriais da construção demonstraram maior propensão em investir nos próximos 6 meses. Entre fevereiro e março, o índice de intenção de investimento apresentou forte avanço de 6,8 ponto, registrando 50,0 pontos (nesse indicador, não há linha divisória, quanto maior o registro, maior a propensão em investir).
A Sondagem Indústria da Construção é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.