A pesquisa Sondagem Industrial de maio de 2025 apontou recuperação das indústrias capixabas. Em relação a abril, todos os indicadores avançaram, com destaque para o índice de volume de produção, que migrou da zona de queda (abaixo de 50,0 pontos) para a de expansão, ao passar de 46,4 para 52,6 pontos – um forte avanço de 6,2 pontos, evidenciando a retomada da atividade. Além disso, o indicador de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) cresceu 1,0 ponto percentual, alcançando 70,0%, o que também aponta para uma menor ociosidade das indústrias no período.
O emprego também apresentou sinais de melhoras em maio. Em relação ao mês anterior, o índice de número de empregados subiu 1,9 ponto, cruzando a linha divisória de 50,0 pontos (que indica expansão), alcançando 51,0 pontos.
Em relação aos estoques, o índice de evolução dos estoques recuou 0,6 ponto entre abril e maio, registrando 49,8 pontos, sinalizando uma leve queda nos estoques. Já o indicador de estoques em relação ao planejado avançou 1,4 ponto, alcançando 45,8 pontos. Apesar da melhora, o registro ainda se manteve abaixo de 50,0 pontos, indicando que os estoques seguiram aquém do planejado pelos industriais.
Expectativas
Todos os indicadores de expectativas avançaram em junho frente a maio, permanecendo acima da linha divisória de 50,0 pontos, o que indica otimismo dos industriais capixabas em relação aos próximos seis meses.
O destaque foi o índice de expectativas para demanda por produtos, que registrou o maior crescimento no período. Comparado a maio, o índice cresceu 2,7 pontos, alcançando 58,2 pontos.
As expectativas para compras de matéria-prima também avançaram, com o indicador marcando 59,5 pontos (+1,4 ponto). O índice para número de empregados subiu 1,2 ponto, alcançando 54,7 pontos. Por fim, a expectativa para a quantidade exportada cresceu 0,8 ponto, registrando 59,5 pontos.
Por outro lado, os empresários demonstram menor propensão a investir no futuro próximo. Em relação a maio, o índice de intenção de investimento caiu 1,9 ponto, marcando 63,5 pontos (nesse indicador, quanto maior o valor registrado, maior a intenção de investir — não há linha divisória).
A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.