A pesquisa Sondagem Industrial do Espírito Santo mostrou desaceleração na atividade das indústrias capixabas em novembro de 2024.
A produção industrial apresentou recuo na passagem de outubro e novembro de 2024. No período, o índice de volume de produção caiu 8,2 pontos, registrando 45,0 pontos. Com o recuo, o indicador se posicionou abaixo da linha divisória de 50,0 ponto, evidenciando a retração.
A evolução do número de empregados acompanhou esse cenário. Entre outubro e novembro, o índice de número de empregados cruzou a linha divisória ao cair 3,5 pontos, registrando 48,7 pontos, o que indica redução no quadro de trabalhadores na indústria capixaba.
O índice de estoques de produtos finais em relação ao planejado, por sua vez, caiu 0,6 ponto frente a outubro, atingindo 50,1 pontos. O registro próximo da linha divisória de 50,0 pontos indica que os estoques estão alinhados ao planejado pelos industriais.
Já o índice de evolução dos estoques recuou 1,0 ponto, marcando 52,2 pontos. O registro acima da linha divisória indica estoques acumulados que, combinada à redução na produção, mostra uma possível desaceleração na demanda.
Expectativas
Apesar dos recuos observados nas condições atuais em novembro, as expectativas dos industriais capixabas para os próximos seis meses permaneceram otimistas. Em dezembro de 2024, três dos quatro indicadores de expectativas registraram valores acima de 50,0 pontos, refletindo um cenário otimista entre os industriais.
O maior destaque foi o índice de expectativas para a quantidade exportada, que cresceu 1,3 ponto em relação a novembro, atingindo 53,3 pontos. Este avanço mostra a perspectiva otimista dos industriais capixabas para exportações no curto prazo.
Já o índice de demanda por produtos marcou 52,8 pontos, enquanto o de compra de matéria-prima registrou 51,5 pontos. Apesar de ambos se posicionarem na zona de otimismo, as quedas frente a novembro de 2,8 e 1,1 pontos, respectivamente, revelam um otimismo mais moderado entre os industriais.
Por sua vez, o único indicador a apresentar registro abaixo de 50,0 pontos, foi o de número de empregados, que recuou 2,4 pontos, marcando 49,0 pontos. Este resultado indica uma mudança nas expectativas dos industriais para a geração de empregos nos próximos meses.
A intenção de investimento para os próximos 6 meses, por outro lado, se mostrou em alta para os industriais capixabas. Frente a novembro, o índice de intenção de investimentos aumentou 1,2 ponto, registrando 63,2 pontos (Nesse indicador, não há linha divisória, quanto maior o registro, maior a intenção de investir).
A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.