A pesquisa Sondagem Industrial mostrou que o emprego na indústria capixaba aumentou em fevereiro de 2025. Entre janeiro e fevereiro, o indicador de número de empregados avançou 0,7 ponto, migrando de 49,5 para 50,2 pontos. Ao cruzar a linha divisória de 50,0 pontos, o indicador mostra uma mudança no cenário de emprego da indústria capixaba no período, passando de redução para expansão.
A pesquisa também apontou estabilidade na produção capixaba no mês. O indicador de volume de produção permaneceu em 47,4 pontos, sem variação em relação a janeiro. Por se manter abaixo de 50,0 pontos, o registro indica a continuidade do cenário de contração na produção industrial do Espírito Santo.
Já os estoques de produtos finais permaneceram estáveis em relação a janeiro (+0,4 ponto), atingindo 49,7 pontos e se aproximando da linha divisória de 50,0 pontos. Esse resultado indica estabilidade na variação dos estoques no período. Além disso, a pesquisa revelou que os estoques ficaram abaixo do esperado para os industriais, uma vez que o índice de estoques em relação ao planejado recuou 0,6 ponto, passando de 50,0 em janeiro para 49,4 pontos em fevereiro, evidenciando esse cenário.
Expectativas
Em março de 2025, todos os indicadores de expectativas mostraram um aumento no otimismo dos industriais capixabas para os próximos 6 meses.
O índice que apresentou maior registro no mês foi para quantidade exportada, que alcançou 61,5 pontos ao avançar 1,0 ponto. Já o índice a apresentar a maior variação foi o de compras de matérias-primas, que cresceu 4,0 pontos entre fevereiro e março, registrando 58,4 pontos.
Por fim, o índice de demanda por produtos registrou 58,9 pontos, uma alta de 3,2 pontos, enquanto o índice de número de empregados avançou 1,3 ponto, alcançando 54,4 pontos.
Todos os indicadores permaneceram acima da linha divisória de 50,0 pontos, evidenciando a perspectiva otimista.
Além disso, os industriais do estado também revelaram maior propensão em investir no futuro próximo. Em março, o índice de intenção de investimentos registrou 66,1 pontos, um avanço de 4,6 pontos frente fevereiro (nesse indicador, não há linha divisória, quanto maior o registro, maior a intenção de investir).
A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.