“O hoje é o irmão mais velho do amanhã, e a garoa é a irmã mais velha da chuva.” A epígrafe do segundo capítulo do meu livro preferido traz esse provérbio africano. Tudo, então, seria continuidade do que veio antes, de quem começou antes de nós, daquilo que, de muitas e diferentes formas, nos é ancestral.
E antes de sermos Observatório Findes, que agora, em 30 de maio de 2025, completa três anos, fomos o Observatório da Indústria, que, por sua vez, sucedeu ao Ideies, Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo, criado em 1971 com o objetivo primeiro de promover o conhecimento social, econômico e territorial do Espírito Santo.
Entre 1971 e 2022, caminhamos junto às transformações que moldaram a história recente do Espírito Santo. Atuamos na transição de um estado ainda pouco industrializado para uma economia que passou a ter na indústria um de seus pilares. À medida que o estado se desenvolvia, também ampliamos nosso olhar, aprofundando análises sobre comércio exterior e estudos dedicados às dinâmicas regionais. Nesse percurso, estivemos ao lado das Câmaras Setoriais Industriais e dos Conselhos Temáticos, colaborando na defesa de interesses da indústria e na construção de soluções para os desafios do setor.
Ao longo desse período, também atuamos em prol da economia criativa. Passamos a divulgar periodicamente o nível de confiança do empresário industrial e da construção. Desenvolvemos indicadores inéditos, como o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) e o Indicador de Atividade Econômica (IAE-Findes). Lançamos o Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural do Espírito Santo e identificamos os Setores Portadores de Futuro, construindo, em conjunto com o setor produtivo, o setor público e a academia, as Rotas Estratégicas para os setores agroalimentar; confecção, têxtil e calçados; bioeconomia; construção; petróleo e gás natural; energia; turismo; e economia criativa. Criamos o Boletim da Indústria Capixaba e aprofundamos nossas análises sobre educação, mercado de trabalho, produção industrial, infraestrutura logística, desenvolvimento regional e investimentos produtivos no estado.
A partir de maio de 2022, quando nos lançamos como Observatório Findes, passamos a atuar também como uma área de negócios. Desenvolvemos um portfólio capaz de atender indústrias, empresas e instituições públicas e privadas interessadas em qualificar suas tomadas de decisão a partir de conteúdos técnicos produzidos com base em inteligência de dados, estudos e pesquisa.
Nesses três anos, atendemos diferentes clientes, como CNI, Bandes, Vale, Governo do Estado do Espírito Santo, sindicatos, Fetransportes, Firjan, FIEC e Sebrae-ES. Para esses parceiros, entregamos diagnósticos socioeconômicos, análises estratégicas setoriais e sobre o mercado de crédito, pesquisas de egressos, análises de competitividade, mapeamento nacional de investimentos produtivos, indicadores para municípios brasileiros, conteúdos sobre regulação nacional e as Rotas Estratégicas para os setores de turismo e economia criativa.

À sociedade, ao setor produtivo e aos associados Findes, entregamos, ao longo desses últimos três anos, 28 edições do Boletim da Indústria Capixaba (BIC), 144 Semanas Econômicas, 118 Notas Conjunturais, três Anuários da Indústria do Petróleo e Gás Natural, três edições do Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), 12 do Indicador de Atividade Econômica (IAE-Findes), 36 do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), 11 do Educação em Foco e 60 apresentações em eventos.
Neste triênio, participamos ativamente de discussões estratégicas para o desenvolvimento do estado e do país, envolvendo temas como mercado de gás natural, infraestrutura logística, saneamento, setor de energia, desenvolvimento regional, descarbonização, comércio exterior e tendências. Atuamos, ainda, em pautas estruturantes como escassez de mão de obra, educação básica, educação profissional, competitividade industrial, a Nova Indústria Brasil e a reforma tributária.
Tudo isso graças aos profissionais altamente qualificados, comprometidos e inovadores, que buscam, de forma contínua, a excelência. São eles os irmãos mais novos do ontem, frutos de tudo o que veio antes, mas também os irmãos mais velhos do amanhã.
E assim comemoramos três anos do Observatório Findes, com a certeza de que seguiremos transformando dados em inteligência, conhecimento em desenvolvimento e presente em futuro.
Marília Silva
Gerente executiva do Observatório Findes e economista-chefe da Findes