A face da desigualdade racial: trajetórias educacionais e desafios

Nessa edição do Educação em Foco, exploramos as trajetórias e os desafios enfrentados pela população negra no processo educacional, do ensino básico ao superior, com um olhar especial sobre o panorama brasileiro.   

Acesse aqui a edição na íntegra. 

De acordo com a ONU, a população negra (pretos e pardos), que abrange povos com histórias, experiências e identidades variadas, encontra-se entre os grupos mais pobres e marginalizados enfrentando desigualdades e desvantagens provenientes do legado da escravidão e do colonialismo impostos anos atrás.  

No Brasil, apesar dos avanços legais rumo a inclusão social dessa população, fruto de sua luta por uma sociedade mais justa e igualitária, as desigualdades ainda se perpetuam. Conforme aponta o IBGE, em 2022, as pessoas pretas e pardas representavam conjuntamente 70,3% dos pobres no país. Os altos índices de pobreza dessa população se refletem em suas condições de vida, inclusive nas oportunidades educacionais, muitas vezes limitadas. Ainda segundo dados do IBGE, em 2023 o analfabetismo se fazia presente em 7,1% da população negra brasileira de 15 anos ou mais, enquanto esse percentual foi de 3,2% entre a população branca. 

Essas disparidades raciais também se revelam ao longo do processo educacional, afetando o acesso, o desempenho e a permanência dos negros na escola e, consequentemente, a sua transição para o ensino superior. Em 2023, de acordo com a Pnad-Contínua/IBGE, apenas 13% da população negra de 25 anos ou mais possuía ensino superior completo, frente a 28% da população branca.  

Em um olhar específico para a população quilombola, as desigualdades educacionais se mostram ainda mais desafiadoras. Essa população, que resistiu ao regime escravocrata no país, enfrenta, muitas vezes, a precariedade de infraestruturas escolares e as dificuldades específicas da educação no campo, assim como a pouca contextualização do ensino em relação a realidade e a história local. 

Para que mudanças reais ocorram nesses cenários tão desiguais, é necessário, sobretudo, o enfrentamento das desigualdades sociais, combatendo os fatores que dificultam o acesso e a permanência da população negra na escola. Também é preciso incentivar as escolas a adotarem práticas de integração racial e de reconhecimento da importância dos diferentes povos para a formação da sociedade brasileira. 

Ficou interessado e quer aprofundar seus conhecimentos sobre o tema? Convidamos você a ler essa edição do Educação em Foco e explorar conosco algumas perspectivas sobre as desigualdades raciais na educação brasileira. 

Leia esta edição do Educação em Foco clicando aqui. 

Boa leitura! 

Marília Silva - Gerente Executiva
Economista, Doutora pela FGV-SP e Mestre pela UFRGS, com experiência em pesquisa econômica e atuação no Ideies desde 2017. Lidera o Observatório da Indústria da Findes, referência em inteligência analítica e desenvolvimento industrial no Espírito Santo.

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Carolina Ferreira - Gerente de Estudos Estratégicos
Internacionalista, Mestre em Economia pela UFES e especialista em Gerenciamento de Projetos. Experiência em comércio internacional e avaliação de políticas públicas.

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Nathan Marques Diirr - Gerente de Ambiente de Negócios
Economista, mestrando em Economia pela UFES, com interesses em regulação, petróleo e gás, infraestrutura e ambiente de negócios.

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Suiani Febroni - Gerente de Inteligência de Dados e Pesquisas
Economista, Mestre pela Unicamp, com mais de 10 anos de experiência em dados, indicadores complexos, avaliação de impacto e estudos sobre mercado de trabalho, educação e saúde.

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Mayara Bertolani - Coordenadora de Projetos e Operações
Economista, Mestre pela UFES, cursando MBA em Gestão de Projetos. Experiência em gestão de projetos, planejamento orçamentário, compras e análise econômica.

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Balmore Alírio Cruz Aguiar - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista, mestre e doutorando em Economia pela Unicamp, com experiência em economia industrial, aplicada, desenvolvimento regional, conjuntura econômica e mercado de crédito.

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Bruno Novais - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Economista e mestrando em Economia pela UFES, com experiência em pesquisas primárias e estudos econômicos e conjunturais.

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Flaviana Santos - Analista Administrativo Pleno
Administradora, com experiência em secretariado, comunicação, mídias digitais e pesquisas. Responsável por compras, tarefas administrativas, controle patrimonial e apoio à comunicação.

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Grazielly Rocha - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista pela UFES, com experiência em manipulação de dados, modelagem e indicadores de educação.

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Isabela Passoni Bucher - Cargo/Função
Mestranda em Economia na UFES, Bacharel em Economia Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Neuzilene Lima Costa - Analista de Projetos JR
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA

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Ingred Meira - Analista de Projetos Pleno
Administradora pela UVV, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FGV, com experiência em organização de projetos de pesquisa, análise de dados, controle orçamentário, compras e eventos.

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Jane Machado - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Administradora formada pela Faesa, com experiência em marketing de produtos, atendimento ao consumidor, pesquisa primária e estudos setoriais.

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João Vitor Soares - Estagiário de Nível Superior
Estudante de Economia pela UFES, com experiência em pesquisas de conjuntura, monitoria em Contabilidade Social e atuação em análise de dados conjunturais.

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