Economia capixaba cresceu acima da média nacional no 1º semestre de 2024

Nesta quinta-feira, 19/09, foram conhecidos os resultados do Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo, o IAE-Findes, calculados pelo Observatório da Indústria referentes ao 1º semestre de 2024.

A atividade econômica do Espírito Santo, estimada pelo IAE-Findes, registrou crescimento de 3,9% no 1º semestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse resultado, o crescimento econômico do estado superou o PIB nacional, que avançou 2,9% no período.

O desempenho positivo da economia capixaba no 1º semestre do ano foi influenciado pelos avanços em todas as atividades: indústria (3,9%) serviços (3,1%) e agropecuária (8,9%).

Entre as atividades industriais, todas apresentaram resultados positivos entre janeiro e junho desse ano. O principal destaque foi registrado na indústria extrativa, que expandiu 5,2%, em decorrência das altas de 3,8% da produção de petróleo e gás natural e de 1,4% da atividade de pelotização do minério de ferro.

Além da indústria extrativa, os resultados das demais indústrias foram: 14,2% para energia e saneamento, 2,3% para construção e 0,8% para indústria extrativa.

O expressivo crescimento da atividade de energia e saneamento no 1º semestre de 2024 foi puxado pelo maior consumo de energia elétrica, em função das temperaturas mais elevadas e pela vigência da bandeira tarifária verde no período.

O setor de serviços, no 1º semestre de 2024, apresentou um crescimento de 3,1% e foi influenciado pelas taxas positivas em todas as atividades: comércio (1,1%), transporte (7,6%) e demais atividades de serviços (3,1%). A atividade de transportes capixaba foi o destaque do bom desempenho do setor de serviços no período, puxado pelos agrosserviços em especial àqueles relacionados com a colheita do café, e pela maior movimentação nos portos do estado.

No que diz respeito à agropecuária, a expansão de 8,9% do setor f foi motivado pelas expansões de 9,9% da agricultura e de 6,8% da pecuária no 1º semestre de 2024. A agricultura foi positivamente influenciada pela maior produção de café (arábica e Canephora/conilon), principal lavoura do setor. Vale ressaltar que o ano de 2024 é marcado pela bienalidade positiva da lavoura do café, em que há maior produtividade na colheita do produto. Já a pecuária foi positivamente influenciada, principalmente, pela maior produção de leite, suínos e as atividades relacionadas à produção de aves e ovos.

Demais bases de comparação do resultado do IAE-Findes do 2º trimestre de 2024:

  • Em relação ao 1º trimestre de 2024, a economia do Espírito Santo registrou crescimento de 2,8%.
  • Em relação ao 2º trimestre de 2023, a atividade econômica do estado avançou 4,1%.
  • Na taxa acumulada em 4 trimestres, a economia capixaba registrou aumento de 5,7%.

Confira os resultados setoriais mais detalhados acessando a íntegra do Relatório do IAE-Findes

Veja também os resultados do IAE-Findes em painel dinâmico no Painel de Economia do Observatório da Indústria.

E baixe os dados do IAE-Findes clicando aqui.

Marília Silva - Gerente Executiva
Economista, Doutora pela FGV-SP e Mestre pela UFRGS, com experiência em pesquisa econômica e atuação no Ideies desde 2017. Lidera o Observatório da Indústria da Findes, referência em inteligência analítica e desenvolvimento industrial no Espírito Santo.

Isso vai fechar em 0 segundos

Carolina Ferreira - Gerente de Estudos Estratégicos
Internacionalista, Mestre em Economia pela UFES e especialista em Gerenciamento de Projetos. Experiência em comércio internacional e avaliação de políticas públicas.

Isso vai fechar em 0 segundos

Nathan Marques Diirr - Gerente de Ambiente de Negócios
Economista, mestrando em Economia pela UFES, com interesses em regulação, petróleo e gás, infraestrutura e ambiente de negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos

Suiani Febroni - Gerente de Inteligência de Dados e Pesquisas
Economista, Mestre pela Unicamp, com mais de 10 anos de experiência em dados, indicadores complexos, avaliação de impacto e estudos sobre mercado de trabalho, educação e saúde.

Isso vai fechar em 0 segundos

Mayara Bertolani - Coordenadora de Projetos e Operações
Economista, Mestre pela UFES, cursando MBA em Gestão de Projetos. Experiência em gestão de projetos, planejamento orçamentário, compras e análise econômica.

Isso vai fechar em 0 segundos

Balmore Alírio Cruz Aguiar - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista, mestre e doutorando em Economia pela Unicamp, com experiência em economia industrial, aplicada, desenvolvimento regional, conjuntura econômica e mercado de crédito.

Isso vai fechar em 0 segundos

Bruno Novais - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Economista e mestrando em Economia pela UFES, com experiência em pesquisas primárias e estudos econômicos e conjunturais.

Isso vai fechar em 0 segundos

Flaviana Santos - Analista Administrativo Pleno
Administradora, com experiência em secretariado, comunicação, mídias digitais e pesquisas. Responsável por compras, tarefas administrativas, controle patrimonial e apoio à comunicação.

Isso vai fechar em 0 segundos

Grazielly Rocha - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista pela UFES, com experiência em manipulação de dados, modelagem e indicadores de educação.

Isso vai fechar em 0 segundos

Isabela Passoni Bucher - Cargo/Função
Mestranda em Economia na UFES, Bacharel em Economia Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Isso vai fechar em 0 segundos

Neuzilene Lima Costa - Analista de Projetos JR
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Isso vai fechar em 0 segundos

Ingred Meira - Analista de Projetos Pleno
Administradora pela UVV, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FGV, com experiência em organização de projetos de pesquisa, análise de dados, controle orçamentário, compras e eventos.

Isso vai fechar em 0 segundos

Jane Machado - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Administradora formada pela Faesa, com experiência em marketing de produtos, atendimento ao consumidor, pesquisa primária e estudos setoriais.

Isso vai fechar em 0 segundos

João Vitor Soares - Estagiário de Nível Superior
Estudante de Economia pela UFES, com experiência em pesquisas de conjuntura, monitoria em Contabilidade Social e atuação em análise de dados conjunturais.

Isso vai fechar em 0 segundos