Nesta terça-feira (17/06) foram conhecidos os resultados do Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo, o IAE-Findes, calculados pelo Observatório Findes, referentes ao 1º trimestre de 2025.
No 1º trimestre de 2025, a economia do Espírito Santo apresentou recuo de 1,2%, após crescimento de 4,4% no mesmo trimestre do ano passado, segundo os resultados do IAE-Findes. Este foi o primeiro resultado negativo para um primeiro trimestre de ano desde 2020.
O resultado negativo da economia do Espírito Santo no 1º trimestre do ano foi pressionado pela queda em dois setores econômicos, a agropecuária (-3,7%) e a indústria (-6,8%). O setor de serviços, por sua vez, atenuou a contração da economia capixaba ao registrar um crescimento de 0,9%.
Na agropecuária capixaba, o recuo de 3,7% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado foi justificado pela contração de 11,0% na atividade da agricultura, devido a um desempenho negativo generalizado nos produtos agrícolas, com destaque para o café. Na outra ponta, a pecuária registrou crescimento de 3,2%, devido aos avanços da suinocultura e do segmento de aves e ovos.
A queda de 6,8% na indústria estadual foi puxada pela retração de 16,3% na indústria extrativa. Esse resultado negativo do setor foi influenciado pelos segmentos de petróleo e gás natural, além da pelotização do minério de ferro.
Entre os demais setores industriais, a construção civil apresentou uma leve redução de 0,2%, enquanto a indústria de transformação manteve-se estável, sem variação no período. A estabilidade da indústria de transformação capixaba refletiu os avanços na metalurgia (3,3%), fabricação de coque e produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,2%) e produtos alimentícios (0,1%), que foram contrabalanceados pelos recuos nos setores de produtos minerais não metálicos (-5,4%) e papel celulose (-1,8%).
Já o setor de energia e saneamento registrou crescimento de 5,8%, impulsionado pelo aumento do consumo de energia elétrica no estado.
Em contraste com os desempenhos da agropecuária e da indústria, o setor de serviços capixaba apresentou variação positiva na comparação interanual. Nessa base de comparação, os serviços registraram crescimento de 0,9%, impulsionado pelo desempenho positivo em todos os seus segmentos, com crescimentos de 0,4% no comércio, 0,8% no transporte e 0,9% nas demais atividades de serviços.
Apesar do comportamento negativo da atividade econômica do Espírito Santo em relação ao 1º trimestre do ano passado, a economia estadual registrou aumento de 0,5% em relação ao 4º trimestre do ano passado, na série com ajuste sazonal. Nesta análise marginal, os serviços ampliaram 1,4% e a agropecuária expandiu 6,0%; por sua vez, a indústria contraiu 0,6%.
Confira os resultados setoriais mais detalhados acessando a íntegra clicando aqui.
Veja também os resultados do IAE-Findes no Painel de Economia do Observatório Findes.