Espírito Santo cria 7.294 novos postos de trabalho em maio, acumulando 23.857 novas vagas com carteira assinada no ano

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou em 30/06/2025 as informações do Novo Caged referentes à movimentação do mercado de trabalho formal no mês de maio de 2025

Em maio, o Espírito Santo registrou a abertura de 7.294 vagas de emprego formal, resultado da diferença entre 55.835 admissões e 48.541 desligamentos no período.

Do ponto de vista setorial, a geração de novos postos formais foi liderada pela agropecuária (+6.433), seguida pelos setores de serviços (+549), comércio (+250) e indústria (+62), que também registraram saldos positivos no mês de maio.

Na agropecuária, destacaram-se as atividades ligadas à lavoura permanente, especialmente o cultivo de café, responsável pela abertura de 4.477 vagas formais no mês, impulsionado pelas demandas sazonais da colheita no período.

No setor de serviços, as maiores contribuições para a geração de empregos formais em maio vieram das atividades administrativas, com 143 novas vagas, e das atividades profissionais, científicas e técnicas, com 109 postos criados.

Os resultados positivos das atividades do comércio em maio foram impulsionados pela geração de empregos formais tanto no comércio atacadista (+127) quanto no comércio varejista (+120).

Por fim, o desempenho do emprego formal na indústria capixaba foi impulsionado principalmente pela indústria de transformação, que abriu 566 vagas, com destaque para as atividades de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (+325) e fabricação de produtos alimentícios (+247). Em contrapartida, a indústria da construção encerrou 545 postos formais no mês.

Análise do acumulado do ano

Nos cinco primeiros meses do ano, o Espírito Santo registrou um saldo de 23.857 novos postos formais de trabalho, decorrente da diferença entre 260.799 admitidos e 236.942 desligados no período. Com a incorporação dessas novas vagas, o estado alcançou um total de 933.274 empregos formais entre janeiro e maio de 2025, que reflete um crescimento de 2,6% em relação ao registrado ao final de 2024.

A criação de novas vagas no estado foi impulsionada principalmente pela agropecuária (+12.152), influenciada pela colheita do café, seguida pelos setores de serviços (+7.288) e indústria (+5.182). Já o comércio registrou o fechamento de 765 postos formais, em reflexo às demissões de trabalhadores temporários contratados no final do ano anterior, ocorridas, sobretudo, em janeiro.

No estado, 61 dos 78 municípios registraram resultado positivo, sendo Aracruz (+3.689), Linhares (+2.423) e Sooretama (+2.272) os municípios com os maiores saldos líquidos no período, conforme pode ser verificado no painel abaixo.

No mesmo período, o mercado de trabalho nacional contabilizou a criação líquida de aproximadamente 1,05 milhão de novos postos formais, com a maior parte das novas vagas concentrada nos estados de São Paulo (+309,7 mil), Minas Gerais (+124,3 mil) e Paraná (+84,9 mil). Assim, o estoque total de empregos formais no país chegou a 48,2 milhões.

Confira mais informações sobre a movimentação do emprego formal nos municípios capixabas no painel a seguir.

 

Diferenças metodológicas entre o Caged e o Novo Caged

De 1992 a 2019 as informações sobre o mercado de trabalho formal foram registradas e divulgadas como fonte pelo Caged. A partir de janeiro de 2020, estas passaram a ter como fonte o Novo Caged.

O Novo Caged conta com as informações do eSocial. O eSocial foi instituído em pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, com objetivo de concentrar em um único sistema diversas informações de empresas e trabalhadores, unificando registros fiscais, previdenciários e trabalhistas. Além do eSocial, o Novo Caged incorpora imputação de dados que vem do antigo Caged e do Web empregador, para complementar informação de desligamento. É, portanto, mais abrangente do que o Caged que só concentrava informações de admissões e desligamentos sob o regime CLT.

A captação de registros de admissões e desligamentos pelo Novo Caged passou a ter maior cobertura, dado que, além dos empregados sob o regime CLT, passou a cobrir os trabalhadores temporários, trabalhadores avulsos, agentes públicos, trabalhadores cedidos, dirigentes sindicais, contribuintes individuais e bolsistas. Estes não eram registrados no Caged ou a declaração era opcional, como a de vínculos temporários, o que para o Novo Caged passou a ser obrigatória. Com estas modificações, o volume das movimentações captadas pelo Novo Caged tende a ser maior. Estas diferenças de captação prejudicam a comparação da série ao longo do tempo, a qual deve ser realizada com as devidas ressalvas metodológicas.

Marília Silva - Gerente Executiva
Economista, Doutora pela FGV-SP e Mestre pela UFRGS, com experiência em pesquisa econômica e atuação no Ideies desde 2017. Lidera o Observatório da Indústria da Findes, referência em inteligência analítica e desenvolvimento industrial no Espírito Santo.

Isso vai fechar em 0 segundos

Carolina Ferreira - Gerente de Estudos Estratégicos
Internacionalista, Mestre em Economia pela UFES e especialista em Gerenciamento de Projetos. Experiência em comércio internacional e avaliação de políticas públicas.

Isso vai fechar em 0 segundos

Nathan Marques Diirr - Gerente de Ambiente de Negócios
Economista, mestrando em Economia pela UFES, com interesses em regulação, petróleo e gás, infraestrutura e ambiente de negócios.
  1. [email protected]

Isso vai fechar em 0 segundos

Suiani Febroni - Gerente de Inteligência de Dados e Pesquisas
Economista, Mestre pela Unicamp, com mais de 10 anos de experiência em dados, indicadores complexos, avaliação de impacto e estudos sobre mercado de trabalho, educação e saúde.

Isso vai fechar em 0 segundos

Mayara Bertolani - Coordenadora de Projetos e Operações
Economista, Mestre pela UFES, cursando MBA em Gestão de Projetos. Experiência em gestão de projetos, planejamento orçamentário, compras e análise econômica.

Isso vai fechar em 0 segundos

Balmore Alírio Cruz Aguiar - Especialista
Economista, mestre e doutor em Economia pela Unicamp, com experiência em economia industrial, aplicada, desenvolvimento regional, conjuntura econômica e mercado de crédito.

Isso vai fechar em 0 segundos

Bruno Novais - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Economista e mestre em Economia pela UFES, com experiência em pesquisas primárias e estudos econômicos e conjunturais.

Isso vai fechar em 0 segundos

Flaviana Santos - Analista Administrativo Pleno
Administradora, com experiência em secretariado, comunicação, mídias digitais e pesquisas. Responsável por compras, tarefas administrativas, controle patrimonial e apoio à comunicação.

Isso vai fechar em 0 segundos

Grazielly Rocha - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista pela UFES, com experiência em manipulação de dados, modelagem e indicadores de educação.

Isso vai fechar em 0 segundos

Ingred Meira - Analista de Projetos Pleno
Administradora pela UVV, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FGV, com experiência em organização de projetos de pesquisa, análise de dados, controle orçamentário, compras e eventos.

Isso vai fechar em 0 segundos

Jane Machado - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Administradora formada pela Faesa, com experiência em marketing de produtos, atendimento ao consumidor, pesquisa primária e estudos setoriais.

Isso vai fechar em 0 segundos

Jordana Teatini - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista pela UFJF e Mestre pela UFES, com experiência em análises de conjuntura econômica e política industrial.

Isso vai fechar em 0 segundos

Larissa Oliveira - Analista de Estudos e Pesquisas Júnior
Bióloga e pós-graduanda em Gestão Ambiental, com experiência em consultoria ambiental, com ênfase em fauna, flora, licenciamento e recuperação de áreas degradadas.

Isso vai fechar em 0 segundos

Libania Araújo Silva - Especialista I
Economista, mestre pela UFS e doutoranda pela UFJF, com experiência em pesquisas em economia regional, do trabalho e da educação.

Isso vai fechar em 0 segundos

Lucas do Nascimento - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Especialista em Machine Learning, bacharel em Estatística, pós-graduando em IA. Experiência em arquitetura de dados, MLOps, automação de processos e amostragem probabilística.

Isso vai fechar em 0 segundos

Luciana Pontes - Analista de Projetos Pleno
Graduada em Relações Internacionais com MBA em Gestão de Projetos. Experiência em estruturação de projetos, captação de recursos, inovação, novos negócios e internacionalização.

Isso vai fechar em 0 segundos

Marcos Morais - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista, Mestre pela UFES, com foco em conjuntura econômica e análise do setor industrial, voltado para o desenvolvimento do Espírito Santo.

Isso vai fechar em 0 segundos

Maria Isabel Lemos - Especialista I
Economista pela UFF e Mestre pela UFES, com foco em desenvolvimento regional. Experiência em ciência de dados, análise de bases de dados e criação de dashboards.

Isso vai fechar em 0 segundos

Paula Miqueletto - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Bióloga, Mestre em Biotecnologia (USP) e Doutora em Meio Ambiente (UFPR). Experiência em consultoria ambiental, planejamento estratégico, diagnósticos e estudos técnicos.

Isso vai fechar em 0 segundos

Pedro Vilarinhos - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista, Mestre em Economia, com experiência em pesquisa e análise de grandes bases de dados, especialmente em economia da educação, e dois anos de experiência docente.

Isso vai fechar em 0 segundos

Rafael Almeida Leal - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista, Mestre em Teoria Econômica, com foco em macroeconomia, finanças públicas, gestão de projetos, análise de dados e business intelligence.

Isso vai fechar em 0 segundos

Samara Poppe Carvalho - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Economista, Mestre em Economia e Desenvolvimento, com experiência em estudos e pesquisas econômicas.

Isso vai fechar em 0 segundos

Sara Sarandy - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA, graduanda em Ciências de Dados, com experiência em estudos e pesquisas.

Isso vai fechar em 0 segundos

Taís Ferreira - Analista de Estudos e Pesquisas Sênior
Economista, Mestre em Teoria Econômica, com experiência em análises econômicas e sociais, diagnósticos, e pesquisas primárias e secundárias.

Isso vai fechar em 0 segundos

Thais Mozer - Especialista I
Economista com mestrado pela UFES e 8 anos de experiência em economia industrial e conjuntura. Atua com prospectiva e planejamento estratégico, estudos setoriais e análise de dados.

Isso vai fechar em 0 segundos

Contato_paginainicial

Isso vai fechar em 0 segundos

Hellen Oscariana - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Engenheira de Produção pela UFOP e mestre em Extensão Rural pela UFV, com experiência em pesquisas socioambientais.

Isso vai fechar em 0 segundos

Mariana Bezerra Castoldi - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Licenciada em Biologia e mestranda em Educação pela UFV, com experiência em projetos de extensão, pesquisas qualitativas em educação e formação de professores.

Isso vai fechar em 0 segundos

Pesquisa Primária

  • Coleta de dados inéditos
  • Questionários Personalizados
  • Rigor Estatístico
  • Abordagem Técnica
  • Tabulação Automática
  • Relatórios ou Painéis Dinâmicos

Isso vai fechar em 0 segundos

Estruturação de Bases de Dados

  • Coleta de Dados Automatizados
  • Diversas Fontes
  • Armazenamento Centralizado de Dados
  • Estruturação Padronizada
  • Atualização automatizada

Atualização Automatizada

Isso vai fechar em 0 segundos

Dashboards

  • Painéis dinâmicos
  • Dados visuais interativos
  • Auxílio na Tomada de decisões
  • Atenção a Usabilidade
  • Storytelling: Narrativa com Dados

Isso vai fechar em 0 segundos

Construção de Indicadores

  • Indicadores robustos
  • Fontes confiáveis
  • Rigor técnico
  • Rigor estatístico
  • Dados atualizados

Isso vai fechar em 0 segundos

Relatórios Analíticos

  • Análises conjunturais
  • Notas técnicas
  • Informes estratégicos
  • Relatórios sob demanda

Isso vai fechar em 0 segundos

Planejamento Estratégico Setorial

  • Inteligência Coletiva
  • Foco do Desenvolvimento Regional
  • Setorial, Territorial ou Temático

Isso vai fechar em 0 segundos

Estudos Estratégicos

  • Análise detalhada e confiável
  • Informações precisas e completas
  • Foco em temáticas complexas
  • Impacto regional
  • Estudos contínuos

Isso vai fechar em 0 segundos

Análises Customizadas

  • Soluções personalizadas
  • Decisões assertivas
  • Apoio estratégico especializado
  • Análise proativa e precisa
  • Insights estratégicos
  • Soluções alinhadas ao negócio

Isso vai fechar em 0 segundos

Sabrina Martins Cardoso - Designer Júnior
Bacharel em Design pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-graduada em Design para Publicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Isso vai fechar em 0 segundos

Ana Julia Pereira de Almeida - Analista de Estudos e Pesquisas Pleno
Graduada em Estatística pela UFES e pós-graduada em Engenharia de Dados pela PUC-Minas. Possui interesse nas áreas de modelagem estatística e ciência de dados. Atualmente é Analista de Estudos e Pesquisas Pleno, integrando a Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas do Observatório da Indústria.

Isso vai fechar em 0 segundos

Matheus Ferreira Maia - Analista de Estudos e Pesquisas Júnior
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é Analista de Estudos e Pesquisas Júnior, integrando a Gerência de Ambiente de Negócios do Observatório.

Isso vai fechar em 0 segundos

Andréia Rafaela Martins Silva Andrade – Analista de Estudos e Pesquisas Pleno

Graduada em Relações Internacionais pelas Faculdades de Campinas (FACAMP), e Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Experiência em pesquisa e análise de inovação, tecnologia e P&D. Atuação em EaD e organização de eventos acadêmicos.

Isso vai fechar em 0 segundos

  Clara Ribeiro de Siqueira SilvaEstagiária

  Graduanda em Ciências Econômicas - UFES. 

Isso vai fechar em 0 segundos

  Lucas Scandiuzzi de Morais Ferreira – Estagiário

  Graduando em Ciências Econômicas - UFES. 

Isso vai fechar em 0 segundos

Raphael de Oliveira SilvaAnalista de Estudos e Pesquisas SR

Economista, mestre em Economia pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, doutorando em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com experiência em análises e estudos em Economia Industrial, Inovação e Desenvolvimento Regional.

Isso vai fechar em 0 segundos