O IBGE divulgou, em fevereiro, a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional referente a dezembro de 2024.
A produção física da indústria do Espírito Santo avançou 4,0% na passagem de novembro para dezembro, interrompendo dois meses seguidos de queda na produção. De acordo com o IBGE, a produção industrial capixaba cresceu acima da média nacional (-0,3%) e registrou o segundo maior crescimento entre os 15 locais pesquisados na passagem de novembro para dezembro, ficando atrás apenas do Amazonas (+4,3%).
Gráfico – Variação (%) da produção física industrial por unidade de pesquisa | Dezembro de 2024
Base de comparação: mês contra mês imediatamente anterior

O desempenho positivo da indústria capixaba no último mês do ano foi impulsionado pela indústria extrativa (+10,2%) e pela fabricação de produtos alimentícios (+2,1%). As demais atividades pesquisadas pelo IBGE registraram quedas na passagem de novembro para dezembro. Nessa base de comparação, a produção do setor de metalurgia recuou 5,9% a fabricação de produtos de minerais não metálicos caiu 4,7% a fabricação de celulose, papel e produtos de papel registrou uma ligeira queda de 0,1%.
O avanço de 10,2% da indústria extrativa de novembro para dezembro foi puxado pela maior produção de petróleo e gás natural. De acordo com os dados divulgados pela ANP, a produção de petróleo no Espírito Santo em dezembro de 2024 foi de 140,8 mil barris por dia (bbl/d), 45,6% maior do que registrado no mês anterior. A produção média de gás natural foi de 2,98 milhões de m³ por dia em dezembro de 2024, um resultado 97,2% maior em relação à produção do mês anterior.
Apesar desse expressivo resultado na produção de petróleo e gás natural, é importante destacar que em novembro houve uma forte queda na produção de petróleo e gás natural, O que pode estar relacionado às operações de desconexão e interligação de poços, envolvendo o comissionamento do FPSO Maria Quitéria no Parque das Baleias, localizado no litoral sul do estado.
A fabricação de produtos alimentícios foi a única atividade da indústria de transformação que registrou crescimento em dezembro. O crescimento deve-se ao maior consumo das famílias no final do ano devido às festas de Natal e Ano Novo.
No acumulado de 2024, a produção física da indústria capixaba registrou um recuo de 1,6% em relação a 2023, reflexo da queda de 3,1% da indústria de extrativa, que foi suavizada pelo crescimento de 1,3% da indústria de transformação. A atividade de metalurgia foi a única que cresceu em 2024, uma alta de 5,8% em relação ao ano anterior.
Clique aqui para abrir a nota completa.
Nota: A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF Regional) referente a novembro foi divulgada na terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 29 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.